(11) 2768-9857 | (11) 96324-1535 WhatsApp
Atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 19h
Sábado das 8h às 12h

Catarata

O que é?

A Catarata é causada pela perda de transparência do CRISTALINO, o qual é uma lente natural existente dentro do olho desde o nosso nascimento. Esta lente precisa ser transparente para permitir a passagem da luz através das estruturas oculares, sem obstáculos.
No caso da catarata, a luz passa a ter dificuldade em penetrar no olho, causando embaçamento da visão, redução da percepção de cores e ofuscamento ao olhar para as luzes à noite.

Quando acontece?

A Catarata pode se formar em qualquer fase da vida, sendo muito mais comum no idoso.
Pode ocorrer no recém nascido como consequência de infecções, por má-formações e por traumas. Também pode ocorrer como consequência de inflamações, uveítes, exposição solar excessiva, trauma, diabetes, uso excessivo de corticóides e até mesmo por choque elétrico.
A forma mais frequente de catarata é a senil – onde a perda de transparência do cristalino constitui um processo natural de envelhecimento e tende a se agravar a partir dos 60 anos de idade.

O que fazer?

Ao notar o embaçamento causado por catarata, o primeiro passo é tentar melhorar a visão com um simples ajuste de óculos e prosseguir em acompanhamento clínico, enquanto o paciente tiver visão funcional e confortável.
Quando não for possível obter boa visão com os óculos, serão feitos diversos exames para se certificar de que a catarata seja a única causa desse embaçamento (excluindo glaucoma, doenças de córnea, retina, etc.) e então deve ser indicada sua retirada cirúrgica.

Quando operar?

DEVE-SE OPERAR SE A VISÃO JÁ NÃO MELHORA COM AJUSTE DOS ÓCULOS OU SE A MUDANÇA DO GRAU DOS ÓCULOS CAUSAR GRANDE DESCONFORTO.

Como é a cirurgia?

TRATA-SE DE PROCEDIMENTO RÁPIDO E CONFORTÁVEL, FEITO SOB SEDAÇÃO ANESTÉSICA, COM ALTA HOSPITALAR NO MESMO DIA.

Devemos lembrar que, apesar da alta taxa de sucesso das cirurgias de catarata, toda e qualquer cirurgia envolve riscos e só deve ser indicada quando realmente necessária. A cirurgia de catarata tem como objetivo retirar o CRISTALINO opacificado e substituí-lo por uma lente intraocular transparente – a qual voltará a permitir a passagem da luz para dentro do olho.

Essa cirurgia é feita sob sedação, de tal maneira que o paciente não terá qualquer desconforto durante o procedimento. Após a sedação, é feita uma microincisão (cerca de 2mm) no olho, através da qual será introduzido um aparelho que dissolve e aspira a catarata (FACOEMULSIFICAÇÃO). Na sequência, após a facoemulsificação da catarata, será introduzida uma lente intraocular dobrável através da microincisão. Dispensa-se a necessidade de pontos, na maioria dos casos.

Lente Intraocular: qual usar?

A escolha da lente é um momento delicado, pois, além de depender de algumas características específicas dos olhos, vai trazer grande impacto na qualidade de vida no pós-operatório. Atualmente existe uma vasta gama de lentes intraoculares que se dividem basicamente em Monofocais e Multifocais.

Monofocais

As lentes Monofocais podem ser asféricas, esféricas ou tóricas e permitirão o foco apenas para uma distância específica – geralmente para longe – sendo necessário óculos de leitura no pós-operatório para a maior parte das atividades diárias.

Multifocais

As lentes Multifocais, Trifocais e Acomodativas procuram fornecer uma maior amplitude de foco, com visão para longe e visão intermediária. Com este tipo de lente, diminui-se muito a necessidade dos óculos para perto. No entanto, tais lentes podem ser acompanhadas de distúrbios da visão noturna.

Existe também a técnica de Monovisão e de Monovisão Modificada, na qual utiliza-se, no olho dominante, lente intraocular para favorecer a visão para longe, e, no olho não-dominante, lente com grau para perto ou lente multifocal.

AQUI NA HORUS CLÍNICA ESTAMOS PREPARADOS PARA MELHOR ORIENTAR A ESCOLHA DA SUA LENTE, OTIMIZANDO O RESULTADO FINAL.

Importante: Este texto foi desenvolvido pela equipe da HORUS CLÍNICA e não poderá ser reproduzido sem autorização expressa.


AGENDAR

Pré Agendamento de Consulta.

Clique no botão e preencha o formulário. Nossa equipe entrará em contato confirmando sua consulta.

Especialidades

A Horus Clínica - Como chegar